sexta-feira, 28 de junho de 2013

Para onde ir?

Quatro ou cinco pessoas enfileiradas uma do lado da outra.
- Ana.
- Fernanda.
- Duda.
- Bruna.

Não demora muito para que cada "capitã" já esteja com uma fila atrás dela.
Os primeiros a serem escolhidos são sempre os mesmos. Geralmente, a preferência é por alguma pessoa que se destaque naquele esporte. Depois, os amigos, que nem sempre são tão bons assim, são chamados. Uma garantia de uma boa conversa no intervalo, pelo menos.

O chão da quadra vai se esvaziando e no final só faltam você e duas pessoas. A gente até tenta fingir que não se importa, olha para o lado a cada escolha e esboça uma risada.

"Afinal, na hora de escolher, alguém sempre tem que ficar por último". Mas, afinal, precisava ser sempre você?


Nem sempre o último a ser escolhido é o pior naquele esporte. Pelo contrário. Às vezes, um padrinho forte é o suficiente para garantir uma boa equipe.

Sobrar é ruim. Mas pior ainda é não ser notado. Quando as opções começam a ficar escassas, as "capitãs" acabam perdendo o interesse e nem prestam atenção nas últimas escolhas. Aí você vai de um lado para o outro, tentando convencer a capitã de que era a vez dela escolher e como só sobrou você...


terça-feira, 18 de junho de 2013

Quarta Capa 3.0

O centésimo post desse blog é uma lista com dicas de leituras para todo os gostos. Aproveitem para comentar o que vocês têm lido de interessante. 



. O garoto no convés (John Boyne)
Para não ir preso, um menino aceita embarcar numa viagem rumo ao Taiti. Do mesmo autor de "O menino do pijama listrado, é inspirado numa história real.

. O silêncio das montanhas (Khaled Hosseini)
Nessa obras, o também autor de "O caçador de pipas" conta a história de dois irmãos - Pari e Abdullah- muito próximos que são separados ainda na infância. Outras histórias paralelas se entrelaçam com a principal.

. O menino e o tuim (Rubem Braga com ilustrações de Maurício Veneza)
Em nova edição, conta com delicadeza a paixão que uma criança tem por um bicho de estimação, no caso, um passarinho.


. 200 crônicas escolhidas (Rubem Braga)
Edição especial em comemoração ao centenário de nascimento do escritor. Reúne as melhores crônicas do Velho Braga produzidas entre 1935 e 1977.

. O diário de uma banana- Segurando vela (Jeff Kinney)
Sétimo volume da série, o autor esteve recentemente no Brasil para divulgar o livro. Dessa vez, o dia dos namorados se aproxima e Greg tenta encontrar um par para o baile da escola.

. Snoopy - A felicidade é um cobertor quentinho (Charles M. Schulz)
HQ com ótimo projeto e acabamento gráfico. Com a visita de sua avó se aproximando, Linus é obrigado a largar o seu famoso e inseparável cobertor.


. Jogos memoráveis do Botafogo (Auriel de Almeida)
Coleção que incluí outros time do futebol brasileiro. Na versão do alvinegro carioca, são escolhidas 30 partidas inesquecíveis começando em 1907 até a conquista do Carioca em 2010.

. O livro das datas do futebol (Rodolfo Rodrigues)
Os principais acontecimentos esportivos da história divididos pela data em que aconteceram.

. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações (Ronaldo Helal, Hugo Lovisolo e Antonio Jorge Gonçalves Soares)
Artigos de diferentes pesquisadores brasileiros que dialogam com uma das paixões dos brasileiros, futebol, e   as ciências sociais. Análise etnográfica sobre o comportamento das torcidas em bares e uma análise comparativa entre Pelé e Maradona são alguns dos temas abordados.


. Jornalismo diário (Ana Estela de Sousa Pinto)
Ótimo livro para estudantes de jornalismo, pois traz dicas, exercícios e reflexões sobre a profissão. A autora trabalha há mais de 10 anos no programa de treinamento da Folha de S. Paulo.

. Passo a passo da monografia em Jornalimo (Nemézio Amaral Filho)
De fácil leitura, o autor esclarece como funciona uma monografia em jornalismo, explicando os principais termos desse trabalho científico.

. Manual de redação da CBN (Mariza Tavares)
Um guia para quem quiser entender como funciona "a rádio que toca notícias". Atualizado, traz reflexões até sobre a importância das mídias sociais para o rádio.